sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Pensar e agir

Pensar é refletir: falar algo para si mesmo, elaborar e dar uma resposta como si mesmo, escutar a resposta vinda de si mesmo, e elaborar e dar uma resposta de volta para o si mesmo. E assim prossegue.

Agir é fazer alguma coisa, neste lugar e neste tempo. Essas coordenadas são sabidas, informam quem age. A partir de Hannah Arendt, os filósofos Paulo Ghiraldelli Jr e Francielle Chies (http://flixtv.com.br/tv/pensar-nao-e-conhecer-hora-da-coruja-flixtv/) definem o saber algo como o ter informações a respeito de alguma coisa situada em um lugar e em um tempo determinados. Os filósofos também definem o pensar como estando fora do tempo cronológico e do espaço geográfico, como sendo uma ação especial que ocorre numa temporalidade e numa espacialidade próprias ao pensar.

Em um determinado momento, você poderia fechar os olhos e dormir. Pega o celular, para mexer nas redes sociais em que participa. Você sabe o que quer fazer, se informa sobre o que está acontecendo na rede social, e sabe que resposta dará. Em outras palavras: você tem uma informação e uma ideia, age, tem outra informação e outra ideia, age, e assim por diante.

Quem está nesse processo não está pensando, mas articulando informação (sempre de um tempo e um espaço), ideia (imagem de algo que se queira fazer) e ação. Isso pode ser confundido com pensamento, e ser todo o pensamento que uma pessoa acha que é possível ter. E a pessoa que acha isso chamará de lentos, de perdedores de oportunidades aqueles que refletem sobre as coisas.

Quem reflete, reflete sobre coisas, não sobre o que vai fazer. Refletir sobre o que vai fazer seria já tomar como pressuposto que há algo a ser feito, e o pensamento, se é reflexão, conversa consigo mesmo, não pode aceitar o pressuposto de que há algo a ser feito, e que só resta decidir fazer, o modo de fazer, ou o não fazer. Isso não é pensamento: a pessoa que poderia fechar os olhos também poderia pensar sobre ela mesma indo dormir, ou sobre ela mesma pegando o celular. "Vai dormir? Está cansada ou consegue fazer outra coisa, ou quer fazer outra coisa?" "Vai fazer uma postagem no facebook? Sobre o que, como vai fazer? Não dá pra deixar para amanhã, ou vai acabar esquecendo? Como não esquecer?".

O pensamento não é a mesma coisa que a ação, e com ela não tem uma relação de continuidade. Pensando, pode-se evitar, refletidamente, uma ação que pode ser boa ou má. Ou pode-se agir, refletidamente, bem ou mal. Sem pensar, pode-se evitar fazer ou efetivamente fazer uma ação boa ou má, mas o fará irrefletidamente. Sem reflexão, como saber se o que se fez foi bom ou mau? Como impedir uma ação má, ou melhorar uma ação boa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário