quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O politizado



Tem gente que se mantém informado de tudo o que ocorre na política. Sempre sabe dos últimos e de antigos personagens e escândalos. Também há os que sabem de grandes jogadores e times de futebol do passado. E há os ligados nas novidades, nesta área. Os fãs de futebol vibram com um bom desempenho. Já os primeiros não tiram da cabeça os políticos pegos em corrupção, a mídia que não é imparcial e a queixa de que a sociedade é alienada e não sabe votar. São farejadores do mal do mundo.

Eles estão na esquerda e na direita. Buscam o mal para não pensarem no próprio fracasso. Não são altruístas. Alguém, que não eles próprios, tem que ser o responsável por eles nåo terem o que querem. Se falam em corrupção moral ou em desigualdade social, por exemplo, pensam antes em tirá-los da sua visão, até para não serem confundidos com o mal que adoram, do que no que aqueles a quem tomam por vítimas pensam sobre essas coisas e sobre o que querem.

Muita gente apóia causas e se engaja em movimentos sociais com o interesse de obter um sentido para a própria vida. Na adolescência que desiste de professores disciplinadores, ou pessoas após terem filho e que vivem a incerteza de se irão trabalhar na área em que se formaram, ou em pessoas em uma velhice rancorosa, a vida está vazia. Tentam puxar o oprimido para baixo, para lhe fazer companhia nessa miséria. Mas o oprimido não raro não se vê assim, e rapidamente aproveita a primeira oportunidade para se erguer. Tem uma dignidade e sabedoria de vida que faltam ao militante ferrenho.

Os que reprovaram Dilma, quando esta construiu um porto em Cuba, e os que agora reprovam os EUA e Cuba por reatarem relações comerciais, mostram preferir a ideologia aos ganhos comerciais que todos estes países terão.

A pessoa que lê jornal e vê tv normalmente, por não ser esse tipo de abutre, comenta o andamento da política e sabe torcer para que o governo, seja ele qual for, seja bom. E sabe reprovar medidas ruins.

Não são poucos os que conseguem ter essa clareza e liberdade de raciocínio. E riem dos abutres, pois os sabem mesquinhos. Mas quando estes se aproximam, fazem de tudo para despachar os carniceiros para longe.

Sabe aquele tipo de chato que só fala de desgraça? Pois é...

Nenhum comentário:

Postar um comentário